domingo, 21 de junho de 2009

Vacaciones en Chile - Tercero día...

Acordamos cedo e fomos pegar o micro-ônibus para o Parque Huerquehue (ainda não consigo pronunciar esse nome como os chilenos), como o sol só nasce depois das 8:00 nessa época do ano, ainda estava amanhecendo enquanto caminhávamos até o ponto. O frio e o tempo seco fazem sentir o rosto como que repuxando, mas vale a pena para ver como fica lindo o vulcão na luz fraca do comecinho do dia.
Entramos no bus e enquanto esperávamos o motorista chegar (ainda faltava uns 10 minutinhos para o horário de saída) um cachorrinho entrou também, ficou por lá com uma cara de cachorro sem dono, mas não teve jeito, quando o motorista chegou expulsou o coitado. Chegou mais um grupo de estrangeiros e lá fomos nós.
Chegando no parque o guarda florestal nos deu algumas explicações das trilhas e a boa notícia de que não precisávamos pagar as entradas. Só não sabíamos direito como controlar o horário da volta, eu explico: como não lembramos de levar adaptador para a tomada (lá todos furinhos das tomadas são redondos, não compatíveis com nossos carregadores) e o celular que é nosso relógio estava descarregado, não tínhamos como ver as horas. Além disso, tinham dois ônibus para voltarmos, um às 14:00 e outro às 17:00, porém queríamos chegar em Pucón num horário em que o comércio estivesse aberto para tentar comprar um adaptador e poder carregar o celular e a bateria da máquina de fotos, assim nosso objetivo era pegar o ônibus das 14:00.
Começamos a caminhar e depois de uma meia hora de caminhada chegamos na placa que indicava o começo do parque (ué?! achei que já estivéssemos no parque). Logo por ali a gente viu algumas poças de gelo, a água havia congelado no chão.
Um pouco mais a frente entramos na mata, obviamente uma vegetação bem diferente das nossas florestas tropicais, mas também muito bonita. Podíamos ouvir o barulho da água das cachoeiras e sentimos um odor bem diferente e gostoso, lembrava um pouco manjericão, mas não consegui descobrir de onde vinha.
Na primeira cachoeira encontramos um grupo de pessoas que estavam no mesmo ônibus no qual chegamos, conversando meio em portunhol, meio em inglês descobrimos que eram três israelenses e duas holandesas também fazendo turismo pelo Chile. Continuamos nosso caminho e chegamos ao Mirador n.º 1 (953 m de altitude) com uma vista incrível para o lago Caburga e o vulcão Villarica, acho que poderia passar horas por ali só admirando a paisagem, mas tínhamos horário pra voltar então prosseguimos.
Mais a frente outra cachoeira, nesse ponto fizemos nosso lanche sentados em um banquinho de madeira, só admirando a força das águas descendo pelas rochas. Como perto de toda essa água o frio crescia cada vez mais, assim que terminamos de comer, seguimos pela trilha.
Um pouco mais acima estava o Mirador n.º 2 (1094 m de altitude) com mais uma vista maravilhosa do lago e do vulcão. A essa altura já estávamos preocupados com o horário e não aparecia ninguém para perguntarmos a hora, ainda tinha mais trilha pela frente, mas decidimos começar a voltar para não perder o ônibus. No caminho da volta encontramos um grupo grande com muitas crianças (parecia ser excursão de uma escola) perguntei as horas e já era quase meio-dia, apertamos o passo e conseguimos chegar faltando 15 minutos para as 14:00. Ufa!
Chegamos na cidade e quando íamos procurar uma loja para comprar o adaptador veio a lembrança: era domingo. Putz! Nem lembrávamos em que dia da semana estávamos. Resultado: não conseguimos comprar e se não fosse a Solange (que trabalha no hostel) nos emprestar um adaptador não teríamos conseguido carregar nem celular e nem a bateria da máquina (principalmente) e assim as fotos do próximo dia de viagem não existiriam. Felizmente, pudemos ir dormir tranquilos, depois de salvos no último minuto.
Pra ver as fotos é só me mandar um e-mail solicitando a autorização.