segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vacaciones en Chile - Primero día...

Vou contar um pouco da nossa viagem ao Chile que durou 10 dias (05 - 15/06). Vou postando o diário de bordo aqui e as fotos no nosso álbum.
Tudo começou quando pegamos nosso vôo no Galeão (às 6:00 da madrugada), fizemos uma conexão em Guarulhos e logo embarcamos rumo à Santiago. Ficamos encantados com o Boeing 777, é enorme e tem telas individuais onde se pode assistir (além dos filmes) o que acontece na frente e embaixo do avião, tem câmeras que passam em tempo real tudo que acontece lá fora.
Tirei várias fotos sobrevoando a Cordilheira dos Andes, porém só as que coloquei no álbum foram as que ficaram boas. Apesar de ter sentado na asa (falta de localização para escolher o assento de quem não está acostumada a voar) a vista dos Andes é incrível, só tirava a cara da janelinha para ver na telinha o que estava rolando embaixo de nós.
Chegando em Santiago, o primeiro uso do portunhol foi na imigração, depois na casa de câmbio e por aí afora descobrimos que essa pseudo-língua bastante utilizada pelos brasileiros funciona muito bem no Chile. Do aeroporto fomos direto para a rodoviária comprar as passagens para Pucón, difícil foi nos livrar dos caras do aeroporto querendo de qualquer jeito nos enfiar no táxi para a rodoviária. Pegamos um buzão da própria companhia de ônibus pela qual iríamos para Pucón e chegamos rapidinho (e bem mais barato) no terminal de buses, compramos as passagens (muuuito mais barato do que as do Brasil), deixamos as mochilas no guarda-volumes, driblamos o cara que queria vender um city tour e fomos dar uma volta por Santiago.
Estava um dia lindo, mas como me avisaram pra não ficar pagando sapo de turista no centro da cidade, não tirei fotos. Fomos a Plaza de Armas, e quase me senti no centro de São Paulo quando vi uma aglomeração de pessoas em torno de alguém fazendo alguma graça lá no meio. Acredito que todas grandes metrópoles da América Latina devem ter muitas semelhanças. No entanto, o centro de Santiago é mais limpo (ou menos sujo) e parece mais seguro (dizem que o maior risco por lá são alguns trombadinhas), além disso quase não vimos pedintes e parece ter menos moradores de rua.
Andamos pela Paseo Ahumada e foi aí que paramos para comer numa lanchonete bem charmosinha. Pedi um cachorro-quente que é muito consumido por lá, vem com abacate amassado, com um salzinho a mais fica muito bom. Mais tarde entramos num shopping do centro para tomar um suco, e como a ignorância no espanhol é grande fui perguntar para a atendente que fruta era aquela chamada frutilla, como ela não soube explicar, pedi assim mesmo para saber que fruta diferente poderia ser essa... como o copo era opaco não vi bem a cor do suco e fui experimentar para saber que gosto tinha a tal frutilla, claro que a anta aqui se decepcionou ao perceber que era morango, mas enfim, ninguém mandou não estudar espanhol...
Depois disso fomos andando meio sem rumo (só nos preocupando em não ficar longe do metrô para facilitar nosso retorno pra rodoviária) e acabamos no final da tarde parando no bairro Bellavista, um lugar muito bacana, cheio de bares e de atrativos culturais. Entramos no Patio Bellavista que tem barzinhos, restaurantes e uns stands com artesanato, gostei muito de lá. Comemos num bar chamado Budapest, demos uma volta pelas ruas próximas e voltamos pra rodoviária para pegar o bus das 22:45 rumo a Pucón.
Pra ver as fotos é só me mandar um e-mail solicitando a autorização.

1. Oi Cá,

?Hablas portunhol, chica?

Bejão. Espero o proximo capítulo...