segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um breve histórico. Parte 3 - Da terra onde o sol passa o inverno à cidade imperial...

E lá vai a última parte desse histórico. Apesar da maravilhosa vida em Arraial, sabíamos que nossos planos de fazer o doutorado não poderiam ser adiados por muito tempo (mais pra frente virão os filhos e aí ficaria muito mais complicado). Enfim, acabou que um animou o outro e o outro animou o um a tentar ingressar de cabeça no mundo da modelagem computacional (um dia, em outro post, eu tento explicar o que isso significa), e o lugar pra fazer isso no Brasil é o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis. Então, no final do ano passado nos inscrevemos no processo seletivo para entrar no doutorado. Sendo aceitos nessa primeira etapa poderíamos participar de um curso, pra depois fazer provas e entrevistas, para ver se efetivamente seríamos aceitos no programa de pós-graduação, para então ter 4 anos de muita ralação pela frente, para somente então ter o título de "doutor". Vida de pesquisador não é fácil não, mas como a gente gosta e muito, todo o esforço vale a pena.
Aconteceu que fomos aceitos na primeira etapa, passamos janeiro e fevereiro fazendo cursos de Álgebra Linear, Introdução à Programação e Introdução à Modelagem (visto que tudo era matemática e computação vocês podem imaginar como a bióloga aqui sofreu tentando entender aquelas fórmulas e demonstrações e tentando rodar os programas de computador sem dar "pau"). Fizemos entrevistas e provas cabeludas e... fomos os dois aceitos ganhando bolsa (ou seja, vamos ganhar dimdim pra estudar em tempo integral).
Agora são 2 anos de disciplinas, e aqui as matérias são casca grossíssima pra mim e os 2 anos restantes pra dedicação total à tese de doutorado. É o perrengue mais feliz que a gente poderia desejar, nós dois fazendo o doutorado juntos, estudando muito, aprendendo muitas coisas novas e saindo com uma formação diferenciada no final dessa jornada. E depois de terminada essa etapa, quem sabe o que virá pela frente? Ou onde iremos parar? Só sei que estaremos juntos e felizes.

Um comentário:

  1. É isso aeh, Cá! vcs são uma dupla de dois bem estudiosa...



    Bjos Mamãe

    ResponderExcluir