quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que você faz, mesmo?!

Taí a pergunta mais difícil de ser respondida por um doutorando, principalmente pra quem escolheu uma área obscura como Modelagem Computacional. Então, esse post é uma tentativa de explicar o que estamos fazendo no nosso doutorado.
Obviamente, que está ligado a modelos e a computadores, mas... o que são esses modelos?! São modelos matemáticos que descrevem algum fenômeno. Como é que é?! Pense em um fenômeno natural (não no Ronaldo, não é esse tipo de fenômeno que estou falando), vou dar um exemplo simples: imagine que quero estudar o crescimento da população de uma cidade, e fazer previsões do tamanho dessa população.
Aí que entra o modelo matemático, uma equação que representa a dinâmica desse sistema e permite fazer cálculos. Nesse caso o modelo seria o que está na figura acima, que nos mostra que a população varia de acordo com os nascimentos (rxP), as mortes (mxP), e a migração.
Sim, mas porque alguém precisa de computadores para isso?!
O que acontece é que quanto mais complexos os modelos (e geralmente são muuuuito mais complexos, envolvendo várias equações simultaneamente) não dá pra ficar calculando com papel e lápis, e o que você levaria meses pra fazer, o computador faz em frações de segundos. O computador é muito bom em fazer cálculos rapidamente, assim se quero saber (como no exemplo) qual seria o tamanho da população daqui há 100 anos, rapidamente obteria os resultados utilizando um notebook comum.
Assim, não basta conhecer muito bem o funcionamento daquilo que queremos estudar, temos que aprender muita matemática e computação, para que possamos desenvolver os modelos e colocá-los no computador para obter os resultados dos cálculos. Nada disso é trivial e é por isso que passaremos mais 3 anos e meio (aproximadamente) até a defesa do doutorado.
Se você teve paciência de ler esse post até aqui (mesmo depois da equação), já agradeço a consideração, se entendeu (mais ou menos) o que eu quis dizer, fico muito feliz, mas se eu não fui clara o suficiente na minha explicação, você pode só fingir que entendeu da próxima vez que a gente se encontrar.
A percepção de que estou cada vez mais dentro do mundo nerd cresce conforme fica mais difícil contar pras pessoas normais o que eu faço da vida.

OBS: Clicando aqui você vai para uma página que tem uma simulação de um sistema que avalia as quantidades de grama, ovelhas e lobos (sendo que ovelhas comem grama e são comidas por lobos). Dá pra brincar mudando os valores nos botõezinhos. Sugiro mudar o segundo (de cima pra baixo) botão da esquerda (onde está escrito grass) para On, depois é só clicar em "Setup" e "Go". A barrinha acima dos desenhos controla a velocidade, se colocar mais lento, dá pra ver melhor as ovelhinhas e lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário