terça-feira, 21 de julho de 2009

Vacaciones en Chile - Octavo día...

O dia dos namorados foi nosso oitavo dia de viagem. Saímos de Puerto Varas pela manhã, aliás foi o único momento que o tempo estava aberto durante nossa estada nessa cidade. Tiramos algumas (poucas) fotos antes de partir e pegamos a estrada para Puerto Montt.
Chegando lá, deixamos as tralhas no guarda-volumes da rodoviária e fomos direto pro Angelmó, o mercado de peixes da cidade. É um lugar bem interessante, conforme chegamos e íamos andando até a parte que fica o mercado, os funcionários dos diversos restaurantes insistiam para que almoçassemos, perdi a conta de quantas pessoas de estabelecimentos diferentes nos abordaram (foi meio mala, mas enfim...). Um pouco mais a frente, tinha um local com banquinhos perto do mar e mais de dez cachorros deitados na maior tranquilidade do mundo (quem disse que vida de cão é dura?).
Mas a parte na qual eu estava mais interessada eram os peixes, moluscos, crustáceos e demais organismos marinhos da região, e não me decepcionei. Me deu uma saudade dos tempos de abrir peixe, estudar gônadas, ir pro mar coletar, mas tudo tem seu tempo...
As cores, a variedade de formas, as espécies diferentes e o cheirinho de peixe fresco (que eu adoro) me fizeram gostar muito daquele lugar.
O Rafa começou a bater papo com um rapaz que estava abrindo ouriços (para retirar os ovários) e ele fez questão de abrir um bem direitinho pra eu poder fotografar (muito lindo), ele até me convenceu a provar um pedacinho do ovário cru (não façam isso).
Aquele passeio no meio de tanta coisa boa já tava dando uma fome, então fomos até um restaurante próximo do Angelmó. Eu pedi um pisco sour que é uma bebida muito gostosa, lembra nossa caipirinha mas é feita com o pisco (aguardente de uva) e comi um curanto, um prato muuutio bom, vem frango, batata, marisco, vieiras, linguiça e um tipo de um pãozinho amassado (hummmm! dá água na boca só de lembrar). O Rafa comeu salmão, pra variar.
Pancinha cheia, resolvemos sentar num dos vários banquinhos de frente pro mar e relaxar um pouco.
Depois da digestão, andamos pela feirinha de artesanato e trocamos presentes de dia dos namorados, cada um ganhou um casaco (nada mais propício, apesar de pouco romântico). Caminhamos pelo calçadão que margeia o Pacífico (não tem praia) e passamos um bom tempo sentados olhando o mar e o movimento das pessoas.
Quando começou a escurecer andamos até um shopping que ficava também nessa avenida, a praça de alimentação era toda envidraçada com vista pro mar. Fizemos um lanchinho e fomos pra rodoviária esperar nosso ônibus pra Santiago.
Essa foi a única cidade que vimos pessoas (mesmo que bem poucas) com máscaras, tinha sido noticiada havia pouco tempo a primeira morte em decorrência da gripe suína na América do Sul justamente em Puerto Montt. Mas, graças a Deus a gripe não nos pegou e lá fomos nós pra capital, a nossa última parada no Chile.
Pra ver as fotos é só me mandar um e-mail solicitando a autorização.

Um comentário: