terça-feira, 26 de maio de 2009

Einstein e o mclanche feliz...

Semana passada fomos parar no McDonald's graças a uma dica que o Carlinhos postou no blog dele. É que no mclanche feliz uma das opções de brinquedos é esse bonequinho simpático. Já nem lembrava qual a última vez que frequentei essa cadeia mundialmente conhecida de lanchonetes nem muito menos quando comi um mclanche feliz, mas achei que era um bom motivo (além da batatinha frita, é claro). E eu estava certa, não só pelo bonequinho mas pela diversão da conversa com a atendente:
Quando ela perguntou qual "surpresa" eu queria com o meu lanche, respondi rapidamente que queria o bonequinho do Einstein, ela fez uma cara engraçada, ficou lendo os nomes dos bonequinhos na caixinha e não chegando a nenhuma conclusão me perguntou: "qual é o Einstein?".

Eu pensei se deveria responder: "é aquele físico alemão, ganhador do prêmio nobel" e se deveria seguir explicando a importância da teoria da relatividade e de como essa descoberta mudou totalmente a física, mas que o prêmio nobel não veio em função dessa descoberta mas do incrível trabalho sobre o efeito fotoelétrico, sem falar da pesquisa da tese de doutorado que focou o movimento browniano e apresentou a primeira evidência experimental da existência de átomos, se eu deveria ainda seguir contando sobre o "Annus Mirabilis" que ocorreu em 1905 quando Einstein publicou 4 artigos relativos a essas três áreas de pesquisa, enquanto os reles mortais transpiram para publicar seus poucos artigos com limitada importância, em um ano o cara solta 4 que revolucionaram a ciência.

Enquanto pensava, reparei na cara da mocinha aguardando minha resposta e decidi facilitar: "é aquele velhinho narigudo", pronto, ganhei meu bonequinho e ela envergonhada disse: "é que na caixa está escrito outro nome".

Aproveitando o post científico vou deixar a dica de 2 blogs muito bacanas (e de pessoas muito queridas) que divulgam ciência de uma maneira bem legal, vale apena dar uma olhada:
http://scienceblogs.com.br/brontossauros/
http://scienceblogs.com.br/_br/rastrodecarbono/

Um comentário:

  1. Carlita, adorei essa do Einstein...hahaha, bonequinho narigudo deu mais certo, né ? rs...Bjkasss

    ResponderExcluir